terça-feira, 29 de novembro de 2022

 Museu Mariano Procópio já tem previsão para abrir parte fechada ao público



Nas imagens acima, vestimenta real de Dom Pedro II ao lado do capacete utilizado na época do Imperialismo. Foto de Thais Aleixo.



O Museu Mariano Procópio é um espaço bem amplo, e cercado de árvores, plantas e um um lago que caracteriza o local, além de um parquinho para as crianças se distraírem. Os objetos que ficam expostos ao público está na casa grande, ao lado a da residência em que Dom Pedro se hospedava com a família real quando visitava Juiz de Fora e tinha uma imensa coleção de objetos como quadros, pedras e moedas que inclusive ajudam a compor o imenso acervo de cerca de 53 mil peças espalhadas pelo Brasil desde a época do imperialismo como conta Alice, assessora do Museu Mariano Procópio.

A parte do espaço que ficam as exposições é repleta de itens que representam a época imperial como as próprias vestimentas do imperador Dom Pedro ll, quando jovem e quando adulto, cerâmicas de cozinha, móveis de casa e até mesmo capacetes da época. O historiador Sérgio contou que durante os anos em que o local ficou proibido ao público, houve uma curadoria para preservar os objetos em que inclusive foi se instalado uma clarabóia no centro da sala onde os objetos ficam, contém um filtro específico para mantê-los  sobre o melhor estado de conservação, e não somente isso, na sala onde está o quadro de Tiradentes esquartejado não a uma iluminação direta sob o objeto, o local tem uma iluminação amarelada para a manutenção da peça. Segundo o especialista em história o Museu será totalmente aberto até o final de dezembro de 2022 ao público.


Por Thais Aleixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário